Avaliação da aplicabilidade de dados de campo na modelagem numérica hidrodinâmica bidimensional: Estudo de caso na AHE de Barra Bonita – SP

 em Artigos Científicos e Teses Acadêmicas, FEFLOW

Autor: Antonio Henrique Soares Dutra Gomes Pereira

Tese Acadêmica: Dissertação de mestrado em Engenharia Civil, na área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais.

Universidade: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Ano: 2015

 

Dissertação apresentada à Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, para obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil, na área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais.
Orientador: Prof. Dr. Tiago Zenker Gireli

 

Resumo
Os cursos fluviais são regidos por diversos fenômenos físicos que interagem influenciando as características hidromorfodinâmicas do escoamento. O  transporte de sedimentos é um destes fenômenos e interfere no equilíbrio dinâmico de um rio, isto é, numa situação estável do curso d´água,  material sólido é carreado e depositado sem que sejam percebidas alterações significativas nas formas fluviais. Este equilíbrio pode ser alterado por  vários motivos, sendo frequente ocorrer após a construção de barramentos transversais ao curso d´água que tenham por finalidade acumular água  para múltiplos usos. Um dos principais impactos associados a estas obras de infraestrutura é a diminuição drástica da capacidade de transporte do  escoamento a montante e da vazão sólida a jusante. Tal processo se encontra em evolução no reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Barra  Bonita localizada no rio Tietê, no estado de São Paulo, sobretudo no trecho de remanso. O objetivo desta pesquisa é verificar a aplicabilidade dos  dados de campo na modelagem hidrodinâmica do reservatório da UHE de Barra Bonita-SP. Avalia-se a qualidade das informações para o processo de  modelagem numérica por meio de simulações computacionais e comparações entre levantamentos de campo. Desenvolveu-se o estudo utilizando dados de batimetria e hidrológicos, ferramenta computacional específica para modelagem da hidráulica de escoamentos livres e levantamentos  topográficos expeditos. Verificou-se a necessidade de executar levantamentos de dados de campo que tenham por objetivo gerar bases de dados para aplicação em modelagem hidrossedimentológica, isto é, é necessário que a coleta de dados seja feita com maior rigor e maior nível de detalhamento  visando utilizá-los tanto para fins de navegação e monitoramento e operação de aproveitamentos hidrelétricos, quanto para fins de modelagem. Como resultados são apresentados e discutidos os problemas associados à modelagem numérica hidrodinâmica de reservatórios e propostos os  requisitos necessários (desejáveis e mínimos) na aquisição de informações de campos para geração de base de dados com finalidade de modelagem numérica.

Deixe um Comentário

Entre em contato

Nos envie um e-mail e retornaremos o mais rápido possível.