HydroInfo: Soluções para Expansão Portuária

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     O aumento contínuo das dimensões de navios comerciais vem pressionando as autoridades portuárias de todo mundo a buscar estratégias efetivas de expansão, para garantir que tenham condições de suportar as demandas crescentes por capacidade.

     Um dos principais desafios é garantir que medidas estratégicas e operacionais sejam adotadas para aprimorar a segurança e condições de tráfego nos canais de navegação, ao mesmo tempo se adaptando às demandas da indústria comercial de transporte marítimo.

     Projetos de expansão de capacidade de canais geralmente envolvem atividades extensivas de dragagem, o que gera limitações consideráveis no que se trata de custos e impactos ambientais.

Já imaginou se pudesse reduzir o custo de dragagem da sua empresa em 20-50%?

     Muitos portos gastam milhões de reais a mais do que o necessário na adaptação de suas estruturas para receber navios maiores. Isto porque aplicam métodos convencionais que normalmente resultam em estimativas conservadoras, elevando significativamente os custos de CAPEX e OPEX da expansão, além de intensificar potencialmente os impactos ambientais.

     Imagine usar uma solução mais precisa para otimizar a operacionalidade do canal e aumentar o comércio de maneira sustentável agora e no futuro com:

  • REDUÇÃO NO CUSTO DE DRAGAGEM
  • DIMINUIÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS
  • PREVISÕES DIÁRIAS
  • MELHOR GESTÃO DO RISCO

Mas como?

     O conceito de Folga Dinâmica Abaixo da Quilha (FDAQ), também conhecida como “Dynamic Under keel Clearance”, vem sendo adotado em muitos portos internacionais, aumentando os benefícios e viabilidade econômica de operação, na medida em que os navios maximizam a sua capacidade de carga para determinadas condições ambientais, sem o comprometimento de sua segurança.

     A partir de um sistema que aplica modelos de previsão e monitoramento meteorológico, da observação da altura das ondas e de emprego de janelas de marés antes do início do trânsito em determinada área marítima, é possível estabelecer um Calado Máximo Recomendado (CMR) Dinâmico, ao invés de um valor fixo para cada navio, considerando as condicionantes elencadas. Outra vantagem identificada é a de fornecer, antecipadamente, aviso de segurança quando a FDAQ calculada for muito pequena, como nos casos de ocorrência de mau tempo, ventos fortes e ondulações de grande amplitude e período.

     No dia 10 de dezembro de 2019 a Marinha do Brasil publicou uma Portaria (NORMAM 33/DPC) que estabelece os requisitos técnicos para a Implantação e Operação de Sistemas para a determinação de Folga Dinâmica Abaixo da Quilha, aproximando os portos brasileiros desta tendência mundial.

A HydroInfo

     A HydroInfo vai te auxiliar no estudo e implementação de uma inovadora solução, suportada pelas tecnologias da reconhecida DHI.

     Que vai oferecer:

Abordagem integrada

A integração de modelos numéricos permite investigar o acúmulo de vários efeitos ao mesmo tempo.

Hidrodinâmica e modelagem de ondas

Incorporando as variações dinâmicas de longo prazo do vento, nível de água, correntes e ondas para garantir uma apresentação realista das condições em toda área do porto.

Capacidade do canal e folga sob a quilha

A avaliação mais precisa da resposta das embarcações motorizadas, com o mesmo nível de sofisticação que os simuladores de embarcações do tipo “Full bridge” .

Interface amigável

De fácil entendimento da operacionalidade portuária e utilização eficaz dos serviços de previsão operacional, usando modernos serviços da web.

Análise de embarcações ancoradas

Simulação dos movimentos de embarcações atracadas em portos e terminais expostos a condições de ondas multidirecionais ou embarcações passantes, permite que você suporte estratégias de mitigação mais eficazes.

Outros benefícios

Aplicando a solução HydroInfo / DHI para Expansão Portuária você reduzirá significativamente os custos de dragagem e maximizará o gerenciamento operacional diário.

Redução de atrasos

Reduz os atrasos na chegada ao cais, melhora a eficiência do tráfego e reduz as emissões.

Economia de CAPEX

Adie as obras de dragagem e permita a recepção de navios maiores. Otimize os horários de atracação, aumente a vida útil do cais e melhore a segurança.

Mudanças climáticas

Apoie a resiliência da infraestrutura do porto e estratégias de adaptação às mudanças climáticas mais inteligentes, por meio de uma avaliação ágil e completa de cenários baseada na física.

Risco reduzido

Garanta a segurança das pessoas e embarcações com ferramentas robustas e defensáveis.

Sustentabilidade

Gerencie os indicadores de sustentabilidade do porto de maneira eficaz e realize avaliações de impacto ambiental mais rápidas e precisas.

Economia de OPEX

Amplie as janelas de trânsito para embarcações de maior calado, reduza os atrasos na chegada e melhore a eficiência das operações de dragagem de manutenção.

Casos de sucesso

“O estudo de Capacidade de Canal da DHI nos forneceu uma compreensão completa da capacidade operacional do nosso canal de 90 km de extensão. Utilizando os últimos avanços na modelagem numérica de resposta dinâmica de embarcações sujeitas as ondas, marés, ventos e correntes, o Sistema operacional desenvolvido pela DHI permite prever e gerenciar as folgas de quilha de grandes embarcações comerciais que acessam o Porto de Brisbane.”

Peter Keyte
Chief Operating Officer

Inclusive este projeto do Porto de Brisbane já venceu o prêmio de Inovação da DPC (Dredging and Port Construction) em 2017 e está concorrendo ao prêmio na categoria Resilient  Infraestructure no IAPH2020 World Ports Conference.

“A metodologia de modelagem integrada da capacidade de canal da DHI possibilitou a análise altamente precisa e robusta exigida pelo Porto de Geelong para fornecer a confiança necessária para trazer os grandes navios-tanque Suezmax sem ampliação e extensas dragagens no canal. A análise da capacidade do canal fornecida pela DHI economizou custos significativos de obras para o Porto e ajudou a melhorar a economia de um dos maiores clientes do Porto.”

Captain Dilip Mathew Abraham
Harbour Master/Marine Operations Manager
Victorian Regional Channels Authority

Os nossos consultores estão à disposição para lhe apresentar esta solução para Expansão Portuária.

Fiquem à vontade em nos contatar:

48 3879-6888

contato@hydroinfo.com.br

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